terça-feira, 4 de novembro de 2014

Cozinhando com a Cookie - Iogurte natural caseiro

 Aqui em casa a gente nunca teve costume de comer iogurte regularmente, mas de um tempo pra cá, não pode faltar na geladeira, já faz parte da nossa rotina e toda semana, fazemos iogurte novo.

Sabe aquela iogurteira famosa que passa nos informativos na TV? Então, a gente tem o potinho térmico a muiiiiito tempo e nunca usávamos pois só dava pra comprar o pozinho pra fazer o iogurte (fermento) no site deles.

Mas depois de pesquisar, descobrimos que é possível fazer iogurte com iogurte comprado no mercado. Mas daí você me pergunta, qual a vantagem de usar iogurte, pra fazer outro iogurte? É que com um potinho do mercado, você faz 12 potes de iogurte caseiro. E a receita é super fácil.

E dá pra fazer sem o pote térmico, que também dá super certo!

INGREDIENTES
-3 litros de leite (pode ser integral, semi ou desnatado, a gente usa um de casa pra ficar mais consistente, quando usamos só desnatado, fica mais aguadinho)
-1 pote de iogurte
-2 col. (sopa) de leite em pó

Você também vai precisar de:
-Potinhos para guardar o iogurte (pode ser um pote grandão também)
-Toalha ou tecido (para manter o iogurte aquecido)

PREPARO:

Em um pote coloque o iogurte do supermercado e o leite em pó, misture bem e guarde na geladeira.
Coloque os 3 litro de leite na panela, e quando começar a fazer bolhinhas (sem deixar ferver) desligue o fogo.
Deixe esfriar, e vá fazendo o teste da temperatura.
O teste é feito com a mão higienizada, colocando a pontinha do dedo no leite e contar até 10 segundos, se você achar que antes dos 10 segundos está quente demais, espere esfriar, o ideal é que a temperatura fique suportável ao toque por pelo menos 10 segundos.

Quando der a temperatura certa, coloque a mistura que estava reservada de leite em pó e iogurte no leite quente. Misture tudo e coloque nos potinhos finais.

Se você tem uma geladeirinha de isopor ou bolsa térmica, coloque os potinhos lá dentro, se não tiver, envolva-os com uma toalha ou cobertor e coloque dentro do forno ou microondas desligados, para manter aquecido.

Aguarde 12 horas, e coloque na geladeira.
Acima, os iogurtes mantidos aquecidos pela toalha de mesa.



Dica extra: Para fazer iogurte grego, ao invés de usar um iogurte comum, utilize um iogurte grego.
E para a próxima receita, vale guardar um desses que você fez para utilizar como base.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui sobre o post! Se tiver alguma dúvida sobre preços ou produtos, por favor envie e-mail para contato@cookieplushie.com.br, para que nós possamos enviar resposta!!! Beijos